quinta-feira, 15 de julho de 2010

check!

Exatamento 9 dias depois da entrevista no Consulado Português, meu visto saiu! Aeee! E cada dia que passa dá aquele friozinho na barriga de que ta chegaando o dia!!
Num próximo post vou fazer um check list de coisas que não se pode esquecer na bagagem! Quem sabe não ajuda alguém?!

Por agora, vamos para a TO DO list. Para você, estudante,  que deseja fazer uma viagem internacional, segue as coisas que você TEM que fazer:
 
1. Passaporte.  Primeiro de tudo, tire o seu passaporte o quanto antes! O passaporte emitido normalmente tem validade de 5 ( cinco ) anos. Então não custa nada tirar ele mesmo que você vá usá-lo só no próximo ano. Eu falo isso porque, meus caros, estamos no Brasil e os responsáveis pela emissão de passaporte são as Delegacias de Polícia Federal . E lá é uma confusããoo! Então previna-se e nao deixe para a última hora! 
  
2. Documentos para o visto. No site do consulado do país que você irá terá uma liiiista ( ENORME! ) de documentos que você precisa juntar pra enviar pra eles! Como esses documentos variam de um Consulado para outro, meu conselho é: entre no site do consulado, copie todos os documentos que você precisa em um doc. e imprima! Ande com esse papel por todos os cantos! Você vai achar que já tem todos, mas quando for checar vai estar faltando algum, pode confiar no que eu digo!   Dependendo do tipo de visto que você precisa ( se é de residência, de estada temporária, de curta duração, etc..), alguns documentos requeridos serão mais difíceis de conseguir, como por exemplo o comprovante de alojamento. Esse é o tipo de documento que vai exigir mais trabalho da sua pessoinha. Mas nada é impossível! Existem vários sites de alojamentos com anúncios de apartamentos, quartos, pensões, e hostels.  

3. Seguro Saúde . Mesmo se você for a um congresso de duas semanas em outro país, você vai precisar ter o tal seguro saúde! Pra conseguí-lo, você tem duas opções: 1. pode pedir o seguro do INSS se você for menor de 21 anos e seus pais forem contribuintes ( nesse caso, o seguro vale até o dia que você completar 21 anos!) ou se você mesmo for contribuinte ( e estiver com qualquer idade ).O seguro é gratuito e funciona como o SUS do Brasil, ou seja, você terá acesso ao sistema de saúde público do país para qual irá. 2. a segunda opção é comprar um seguro privado. Existem váááários seguros privados, que podem ser comprados em agências de intercâmbio.  

4. Faculdade. Aqui entram duas faculdades: a que voce estuda, e a que você vai estudar. Dependendo do seu programa de intercâmbio, você pode não perder o vínculo com sua faculdade. Você apenas fica matriculado em "disciplinas no exterior". Converse com os responsáveis pelos assuntos internacionais da sua unidade e se informe melhor ( veja o quanto antes isso, pois você terá que preencher uma papelaaaada! ). Sobre a faculdade de destino, você terá que enviar alguns documentos seus e provavelmente terá que preencher um formulário para matricular-se. Cuidado com as datas!! Os fusos horários são diferentes em outros países e as estações do ano também! Portanto, se você nao enviar logo seus papéis, sua faculdade de destino pode entrar de "férias de verão" e aí você ja viu ne! Você nao vai ter retorno tão cedo!! 

5. Passagens. Depois de ter seu passaporte em mãos e enquanto estiver juntando os documentos para enviar ao consulado, dê uma olhadinha no preços das passagens! Os preços variam todos os dias ( de acordo com o dólar ). E quanto antes você comprar, mais baratas irão sair as passagens. Para nós, estudantes, a melhor opção é comprar junto a uma agência de intercâmbio ( procure as agências maiores, elas geralmente têm melhores opções e preços ). 


"Cinco tópicos?! Que moleza! Isso aí eu resolvo em uma semana! " Se você está com esse pensamento: meus pêsames! Sinto te informar que será contrariado!  São apenas 5 tópicos mas que dão muuuuito trabalho e vai precisar de muita organização da sua parte pra dar tudo certinho! Então, beiber, faça tudo com folga de tempo, sem pressa, e BOA VIAGEM!!

3 comentários:

  1. Que surpresa agradável; virou blogueira, por um nobre motivo. O blog tá lindo, sua cara! Hehehe. Beso grande, Pedro. :)

    ResponderExcluir
  2. vou acompanhar o blog... mas tenho certeza que ele vai ficar LEGAL mesmo quando a senhorita já estiver em terras lusitanas! boa iniciativa!

    ResponderExcluir
  3. concordo com o Coma Laurinha!
    e olha..to aqui todo dia viu
    pra acompanhar seus passinhos.
    Não deixa de postar hein
    bjo bjo
    boa sorte
    saudade de vc aqui

    Fass.

    ResponderExcluir